Definição
O rádio de comunicação é um equipamento que permite se comunicar por voz com órgãos de controle e também com outras aeronaves. Atualmente são definidos como sistemas convencionais de comunicação, embora amplamente empregado na aviação geral, são baseados em tecnologias de emissão e recepção de sinais de áudio por ondas eletromagnéticas (como o rádio comum que já conhecemos). Os padrões de frequência mais utilizados são HF(High frequency) e VHF (Very high frequency).
Componentes do Rádio de comunicação HF
A maioria dos sistemas de comunicação HF instalados em aeronaves, são constituídos de quatro unidades remotas, sendo elas: um controlador, receptor/transmissor, acoplador e uma antena HF localizada na fuselagem.
Componentes do VHF
Rádios de comunicação VHF são constituídos basicamente de um receptor/transmissor, uma antena VHF e um controlador. Assim como nos receptores de VOR-ILS, o receptor de comunicação pode estar integrado a unidade NAV/COMM ou a um sistema individual e até mesmo fazer parte de sistemas de aviônicos avançados, como por exemplo.
Operação do rádio de comunicação
Existem frequências Internacionais especificas que contribuem para a segurança operacional:
- Frequências padronizadas conforme setorização dos espaços aéreos (DECEA), definidas no plano de Voo através das cartas aeronáuticas.
- Frequência Livre 123.45 MHz, para região não controlada.
- Frequência de Emergência 121.50 MHz.
Características
- Tensão: 14 Vdc ou 28 Vdc. Podem ter sistemas alimentados com 26 Vac.
- Frequências dos rádios VHF: 118.00 MHz a 1369.975 MHz ( espaçamentos de 8.33 kHz ou 25 kHz)
- Rádio VHF Potências de Transmissão: 10 a 25 W. (Principal parâmetro para definir a qualidade do Rádio)
- Rádio VHF – Requerido conforme o requisito 91.205 (20) do RBAC 91.
- Frequências dos rádios HF: 2.0000 MHZ a 29.9999 MHz. (espaçamentos de 25 kHz)
- HF Potências de Transmissão: Sistema com potencia entorno de 530 W. (Principal parâmetro para definir a qualidade do Rádio)
- Possuem a opção de selecionar uma frequência de Stand Bay.
- Radio HF – Requerido conforme o requisito 91.511 (d) do RBAC 91.
Vantagens
- VHF – De sinal claro, propicia uma comunicação limpa, sem chiados e de fácil compreensão.
- VHF – Amplamente empregado na aviação;
- HF – alcançam distâncias incomensuravelmente maiores, chegando a cruzar países e oceanos.
- HF – não precisa de retransmissores em terra, o sinal vai direto para a camada ionosférica, que por sua vez o reflete, propagando-o para distâncias continentais.
Desvantagens
- VHF – limitada no que diz respeito à sua difusão e por isso exige um grande número de antenas.
- VHF – limitada no que diz respeito à sua difusão e por isso exige um grande número de antenas.
- HF – não possui um canal com a mesma qualidade de recepção e transmissão do VHF.
- HF – suscetíveis alterações atmosféricas que costumam prejudicar ainda mais a clareza de seus sinais.
Futuro dos rádios de comunicação
Atualmente a tecnologia de comunicação passa pela última fase de migração de VHF/HF para tecnologias baseadas em comunicação através dados, os chamados VHF Data Link (ou VDL) e FH Data Link (ou HFDL). O sistema HF funcionará como backup para casos de urgência e emergência, devido a sua relevância para a comunicação de longas distâncias, já o sistema VHF tende a ser desativado. Os satélites entram para proporcionar o uso de dados como áudio, texto e até mesmo outros tipos de mídia, alguns desses sistemas são: CCPDLC, MODE-S Data Link e AMSS.
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