Rádio de comunicação em aeronaves

Rádio de comunicação em aeronaves
Garmin SL40

Definição

O rádio de comunicação é um equipamento que permite se comunicar por voz com órgãos de controle e também com outras aeronaves. Atualmente são definidos como sistemas convencionais de comunicação, embora amplamente empregado na aviação geral, são baseados em tecnologias de emissão e recepção de sinais de áudio por ondas eletromagnéticas (como o rádio comum que já conhecemos). Os padrões de frequência mais utilizados são HF(High frequency) e VHF (Very high frequency).

Display e controles do Garmin SL40
Display e controles do Garmin SL40

 

Componentes do Rádio de comunicação HF

A maioria dos sistemas de comunicação HF instalados em aeronaves, são constituídos de quatro unidades remotas, sendo elas: um controlador, receptor/transmissor, acoplador e uma antena HF localizada na fuselagem

 

Sistema HF-9000 da Collins Aerospace
Sistema HF-9000 da Collins Aerospace

 

Antena HF

 

Componentes do VHF

Rádios de comunicação VHF são constituídos basicamente de um receptor/transmissor, uma antena VHF e um controlador. Assim como nos receptores de VOR-ILS, o receptor de comunicação pode estar integrado a unidade NAV/COMM ou a um sistema individual e até mesmo fazer parte de sistemas de aviônicos avançados, como por exemplo.

Sistema VHF TY92 da TIG Transceivers
Sistema VHF TY92 da TIG Transceivers

 

Antena VHF COMM
Antena VHF COMM

 

Operação do rádio de comunicação

Existem frequências Internacionais especificas que contribuem para a segurança operacional:

  • Frequências padronizadas conforme setorização dos espaços aéreos (DECEA), definidas no plano de Voo através das cartas aeronáuticas.
  • Frequência Livre 123.45 MHz, para região não controlada.
  • Frequência de Emergência 121.50 MHz.
Padrão de testes da qualidade da comunicação para rádios
Padrão de testes da qualidade da comunicação para rádios

 

Características

  • Tensão: 14 Vdc ou 28 Vdc. Podem ter sistemas alimentados com 26 Vac.
  • Frequências dos rádios VHF: 118.00 MHz a 1369.975 MHz ( espaçamentos de 8.33 kHz ou 25 kHz)
  • Rádio VHF Potências de Transmissão: 10 a 25 W. (Principal parâmetro para definir a qualidade do Rádio)
  • Rádio VHF – Requerido conforme o requisito 91.205 (20) do RBAC 91.
  • Frequências dos rádios HF: 2.0000 MHZ a 29.9999 MHz. (espaçamentos de 25 kHz)
  • HF Potências de Transmissão: Sistema com potencia entorno de 530 W. (Principal parâmetro para definir a qualidade do Rádio)
  • Possuem a opção de selecionar uma frequência de Stand Bay.
  • Radio HF – Requerido conforme o requisito 91.511 (d) do RBAC 91.

Vantagens

  • VHF – De sinal claro, propicia uma comunicação limpa, sem chiados e de fácil compreensão.
  • VHF – Amplamente empregado na aviação;
  • HF – alcançam distâncias incomensuravelmente maiores, chegando a cruzar países e oceanos.
  • HF – não precisa de retransmissores em terra, o sinal vai direto para a camada ionosférica, que por sua vez o reflete, propagando-o para distâncias continentais.

Desvantagens

  • VHF –  limitada no que diz respeito à sua difusão e por isso exige um grande número de antenas.
  • VHF –  limitada no que diz respeito à sua difusão e por isso exige um grande número de antenas.
  • HF – não possui um canal com a mesma qualidade de recepção e transmissão do VHF.
  • HF – suscetíveis alterações atmosféricas que costumam prejudicar ainda mais a clareza de seus sinais.

Futuro dos rádios de comunicação

Atualmente a tecnologia de comunicação passa pela última fase de migração de VHF/HF para tecnologias baseadas em comunicação através dados, os chamados VHF Data Link (ou VDL) e FH Data Link (ou HFDL). O sistema HF funcionará como backup para casos de urgência e emergência, devido a sua relevância para a comunicação de longas distâncias, já o sistema VHF tende a ser desativado. Os satélites entram para proporcionar o uso de dados como áudio, texto e até mesmo outros tipos de mídia, alguns desses sistemas são: CCPDLC, MODE-S Data Link e AMSS.

Representação do conceito de CNS/ATM
Representação do conceito de CNS/ATM

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