Primeiro episódio bem fresquinho da série aviônica básica invadindo sua time-line.
Antes de começar, deixo alguns avisos:
- Todas as informações aqui expostas em relação ao sistema ADF, são baseadas em vivências técnicas e experiências práticas de determinados modelos de AFD.
- Cada modelo de ADF poderá ter características diferentes, que não foram informadas nesse post.
- Todas as informações operacionais e técnicas estão descritas no Manual de Operação e Instalação do equipamento disponibilizados pelo fabricante.
Definição
O sistema de navegação por ADF (Automatic Directional Fanding) é um sistema antigo comumente utilizado e mais simples que existe nos aspectos operacionais. Apesar de datar da década de quarenta, o ADF continua até os dias atuais sendo utilizados na navegação e nos locais onde não existem outros auxílios de rádio navegação por VOR.
Componentes
O sistema ADF é constituído de três unidades, sendo elas, um receptor ADF (receptor e controle), indicador ADF, todos localizados no painel de instrumentos e uma antena instalada na parte inferior da fuselagem da aeronave. Também existem sistemas modulares, onde o processador (receptor ADF) fica localizado no compartimento de aviônicos (dianteiro ou traseiro), estando o controlador e indicador instalados no painel de Instrumentos da aeronave.
Operação
Sua operação é simples. É feita através de uma rádio receptor onde é possível selecionar uma frequência de um rádio farol não direcional NDB (do inglês Non-Directional Beacon), e através da antena as informações da estação NDB são captadas e enviadas para o receptor ADF na aeronave, que as exibe em um indicador ADF.
O indicador ADF exibe a direção onde se encontra a estação selecionada, ou seja, o ponteiro do indicador trabalha sobre uma bússola elétrica ou mecânica e fornece indicação da direção magnética de uma estação. O sistema ADF possui um áudio de identificação da estação selecionada, que é exibido e controlado pelo painel de áudio da aeronave.
Características operacionais
- Tensão de Operação: 14 Vdc ou 28 Vdc.
- Faixa de frequência de operação: 200 a 1749 kHz;
- A marcação indicada pelo sistema ADF não poderá ter um erro superior a +5 graus
Vantagens e desvantagens
- Sistema simples.
- Tem grande alcance.
- Pode alcançar cerca de 400 Km dependendo da altitude da aeronave.
- Indica somente a direção da estação emissora. Dependendo das circunstâncias pode fornecer uma informação 180º defasada.
- Pode indicar em algumas situações uma emissão de rádio refletida ao invés de uma emissão verdadeira.
- Não é muito utilizado devido a outro sistemas que facilitam a navegação, quando comparado ao ADF,
- Nem sempre é possível navegar em linha reta por ADF.
- Um forte vento de través pode levar o piloto a navegar em curva já que no ADF não temos barra de desvio de curso.
Futuro do sistema
Não haverá mais continuidade com o sistema ADF, pois existe um plano de desativação gradual das estações de NDB, iniciado em 2020 até 2025 pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB). Assim, este sistema, que muito nos serviu não fará mais parte dos sistemas de auxílio à navegação por instrumento no Brasil.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo