Sistema básico de rádio e navegação VOR

Sistema básico de rádio e navegação VOR

Neste segundo episódio, trouxemos um sistema que pode ser considerado como uma evolução do ADF.

Hoje vamos falar um pouco sobre o VOR, aspéctos como:

  • Definição;
  • Operações;
  • Características e Integrações;
  • Vantagens e desvantagens;
  • Futuro dassa tecnologia;

Lembrando que todas as informações operacionais e técnicas, devem ser consultadas na regulamentação vigente e nos manuais fornecidos pelos fabricantes.

 

Definição

O sistema de navegação por VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) é um aprimoramento do sistema ADF. O seu funcionamento consiste basicamente em captar dois sinais de uma estação emissora: um não direccional e outro rotativo (direccional) alinhados com o norte magnético da Terra.

 

Garmin GNC 255 Garmin GNC 255

 

Componentes

De uma forma geral, o sistema VOR está integrado a uma unidade que possui: um receptor de VOR e um receptor de COMM (sistema de comunicação), que pode ser individual (módulo VOR) ou um sistema mais complexo, como por exemplo um receptor VOR/COMM/GPS.

O módulo VOR comunica-se com um sistema de indicação de fonte de navegação CDI, HSI ou EHSI e com uma antena que pode ser individual (VOR/LOC ou VOR/GS), mas o mais comum é ser integrada (VOR/LOC/GS).

Componentes do sistema VOR
Componentes do sistema VOR

 

Operação

O rádio receptor VOR, mede a diferença de fase entre os dois sinais recebidos pela estação no solo e a converte em graus magnéticos chamados Radiais – estes indicam ao piloto sua localização, ou seja, possibilita não só a identificar a estação, mas saber se está na direção do curso desejado, através das indicações de desvio, que podem ser a direita ou a esquerda do curso pretendido.

 

Representação cartográfica da estação VOR
Representação cartográfica da estação VOR

 

Características

  • Tensão: 14 Vdc ou 28 Vdc. Podem ter sistemas alimentados com 26 Vac.
  • Frequência: 108,0 MHz e 117,95 MHz (com um espaçamento de 50 kHz).
  • Podem operar com as frequências de aproximação ILS.
  • Podem existir módulos com função MARKER BEACON.
  • Alguns rádios possuem informações de TO/FROM e desvio exibidos no display.
  • É necessário verirficar o sistema VOR a cada 30 dias, segundo RBAH 91.171.
  • Conforme o RBAH 91.171 os erros de indicação podem variar ± 4 ou ±6 graus, conforme o teste ser utilizado.
  • Em alguns casos pode estar sincronizado com o sistema DME da aeronave.
Garmin SL30 NAV/COMM
Garmin SL30 NAV/COMM

 

Vantagens

  • Pode cobrir uma área com até 200 NM de raio, em função da altura da aeronave receptora.
  • Possibilita fazer procedimentos de aproximação.
  • Proporciona maios precisão e confiabilidade que NDBs, devido a uma combinação de fatores.

Desvantagens

  • Inviabilidade do sequenciamento, devido a seleção de curso não ser automática.
  • Não permite uma navegação linear.
Navegação VOR
Navegação VOR

 

Futuro do sistema

Diferente do que muitos pensam, mesmo com a atual navegação sendo baseada através de satélites por meio do sistema GNSS (constelação GPS, GLONASS ou GALILEU), o VOR não será extinto pois tende a ser utilizado como um sistema de backup para em caso de perda do GNSS. Um exemplo disso são os aprimoramentos realizados na navegação VOR, como o DVOR, VORTAC e o VOR MON.

Antena VOR/DME
Antena VOR/DME

 

Antena VORTAC
Antena VORTAC

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