É o instrumento que indica a proa magnética (ângulo entre a direção do norte magnético da terra e o eixo longitudinal do avião). Há dois tipos de bússola: a bússola magnética e a bússola de leitura remota.
Para utilizar deve ser observada as indicações gravadas no limbo, que são: N, 3, 6, E, 12, 15, S, 21, 24, W, 30, 33, que correspondem aos 360 graus do círculo completo. O Norte (N) corresponde o grau 0; o Leste (E) a 90 graus, o Sul (S) 180 graus e o Oeste(W) 270 graus.
Na maioria das vezes, as bússolas magnéticas são instaladas no cockpit na região central do para-brisa da aeronave ou sobre o Glasheld. Mas existem exceções em helicópteros (Bell 230) que podem estar instaladas na região inferior do painel de instrumentos do piloto e copiloto.
As causas principais de ineficiência das bússolas nos aeronaves são as seguintes:
- Instalação incorreta;
- Vibração;
- Magnetismo;
- Erro de curva para o norte;
A bússola é um item obrigatório conforme seção 91.205 do RBHA 91 (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica). Outra informação importante, o cartão de aferição da bússola que deve conter os erros remanescente, ficando abaixo do instrumento.
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