O que você precisa saber sobre bússola magnética

O que você precisa saber sobre bússola magnética

É o instrumento que indica a proa magnética (ângulo entre a direção do norte magnético da terra e o eixo longitudinal do avião). Há dois tipos de bússola: a bússola magnética e a bússola de leitura remota.

Para utilizar deve ser observada as indicações gravadas no limbo, que são: N, 3, 6, E, 12, 15, S, 21, 24, W, 30, 33, que correspondem aos 360 graus do círculo completo. O Norte (N) corresponde o grau 0; o Leste (E) a 90 graus, o Sul (S) 180 graus e o Oeste(W) 270 graus.

Na maioria das vezes, as bússolas magnéticas são instaladas no cockpit na região central do para-brisa da aeronave ou sobre o Glasheld. Mas existem exceções em helicópteros (Bell 230) que podem estar instaladas na região inferior do painel de instrumentos do piloto e copiloto.

As causas principais de ineficiência das bússolas nos aeronaves são as seguintes:

  • Instalação incorreta;
  • Vibração;
  • Magnetismo;
  • Erro de curva para o norte;

A bússola é um item obrigatório conforme seção 91.205 do RBHA 91 (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica). Outra informação importante, o cartão de aferição da bússola que deve conter os erros remanescente, ficando abaixo do instrumento.

Fala para gente o que você achou deste conteúdo.😉

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Deixe um comentário