Sistema de aproximação por instrumento ILS

Sistema de aproximação por instrumento ILS

Você sabia que o ILS está morrendo? 😱

 

Definição

O ILS (Instrument Landing System) é o sistema mais preciso de orientação vertical e lateral para pousos. Por isso, sempre que disponível é utilizado para a maioria dos pousos, ainda que seja conhecido principalmente como auxílio em situações de baixa visibilidade, como neblina, chuva e neve. Nos cenários mais severos, permite que o piloto (ou o piloto automático) voe exatamente até a pista, ainda que só consiga vê-la nos segundos finais antes da aterrisagem.

Aeronave sobrevoa o Localizer do ILS ao aproximar-se para o pouso

 

Componentes

Utiliza-se o mesmo rádio de navegação VOR, quando encontra-se conectado às antenas de VOR/LOC/GS e ao indicador de fonte de navegação que possui a capacidade de exibir os desvios de LOC e GS. Podem existir sistemas modulares.

Com estas características do receptor, o piloto apenas seleciona a frequência LOC do aeroporto, conforme carta aeronáutica, e o sistema de navegação já identifica e passa a exibir as informações ILS, conjuntamente com o áudio que poderá ser exibido conforme seleção no painel de áudio da aeronave, através da função “NAV”. Em sistemas mais complexos as informações de ILS passam a ser exibidas no ADI (Attitude Direction Indicator).

Componentes do sistema ILS
Componentes do sistema ILS

Também é utilizado os indicadores de Marker Beacon, onde não precisamos selecionar uma frequência específica, ou seja, é um sistema automático. O módulo está conectado ao painel de áudio da aeronave e a uma antena externa. Existem sistemas que estão integrado ao módulo de navegação VOR, neste caso, seus indicadores são remotos e localizados no painel de instrumentos do piloto e copiloto.

Sistema de aproximação por instrumento ILS - componentes 2
Sistema de aproximação por instrumento ILS – componentes 2

 

Operação

O Após a ativação da frequência válida de LOC no rádio de navegação, o indicador passa a exibir as indicações de Localizer, que corresponde a localização do eixo da pista de aproximação (90Hz a esquerda e 150 Hz a direita) e a indicação de de Glide Slope, que corresponde a rampa ideal de descida (90Hz superior e 150 Hz inferior). A junção destes dois sinais recebidos permite ao piloto posicionar a aeronave no curso e rampa de aproximação ideal mesmo sem visibilidade. Tais sinais são complementados com as indicações de Marker Beacon.

Sistema de aproximação por instrumento ILS
Sistema de aproximação por instrumento ILS

 

Características

  • Tensão: 14 Vdc ou 28 Vdc. Podem ter sistemas alimentados com 26 Vac.
  • Frequência LOC: 108,1 MHz a 111,95 (com o primeiro dígito decimal de 100 kHz sempre ímpar, portanto 108.10, 108.15, 108.30 etc.), selecionável no rádio receptor.
  • Frequência de Glide Slope: 329.15-335.0 MHz(não selecionável, é ativada automaticamente).
  • Frequência de Marker Beacon: 75,0 MHz.
  • Existem Três categorias de ILS:

    I: Altura de decisão (mínima): 60 m / Visibilidade: Entre 800 e 550 m
    II: Altura de decisão (mínima): 30 m / Visibilidade: Não menos que 300 m
    III: A: Altura de decisão (mínima): 30 m / Visibilidade: 175 m

  • Aprovação operacional conforme RBAC 91.1711 Aproximações de precisão ILS categorias II e III.
A imagem acima, representa o sistema de aproximação ILS.
A imagem acima, representa o sistema de aproximação ILS.

Vantagens

  • Permite realizar aproximação com alta precisão, conforme categoria;
  • Amplamente empregado na aviação;
Na imagem podemos ver a indicação de precisão conforme uma das vantagens citadas.
Na imagem podemos ver a indicação de precisão conforme uma das vantagens citadas.

Desvantagens

  • Não permite o sequenciamento automático das “proas” de aproximação, quando compradas ao sistema GNSS;
  • Muito suscetível a interferência.

Futuro do sistema

O avanço da navegação baseada em performance, que utiliza o sistema GNSS, passa a dominar os procedimentos e assim estão substituindo a aproximação ILS por novos conceitos, como por exemplo: Required navigation performance (procedimento RNP APCH), Global Navigation Satellite Landing Systems (GBAS ou GLS) e Localizer performance with vertical guidance (LPV).

GBAS (Ground Based Augmentation Systems)
GBAS (Ground Based Augmentation Systems)

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